“Barbearia do Papa” atenderá mendigos e moradores de rua


Após os chuveiros e banheiros, surgiu a necessidade de dar um passo a mais no cuidado aos mendigos de Roma

barbeara_do_papa

O Vaticano agora terá uma “Barbearia do Papa”, como está sendo chamada, para atender mendigos e moradores de rua. A iniciativa começa a funcionar no dia 16 de fevereiro. A ideia vem para complementar os chuveiros que foram instalados no ano passado embaixo das colunatas de Bernini para atender pessoas de rua.

O serviço de corte de barba e cabelo para os pobres está sendo implementado pelo esmoleiro do Papa Francisco, o arcebispo polonês Konrad Krajewski.  “A primeira coisa que nós queremos – disse Dom Krajewski à Agência ANSA – é dar dignidade à pessoa. A pessoa que não tem a possibilidade de lavar-se é uma pessoa socialmente rejeitada e todos nós sabemos que um sem-teto não pode apresentar-se em um local público como num bar ou num restaurante para pedir algo, pois lhe é negado”.

O esmoleiro explicou que apenas o serviço de banho, e a possibilidade de lavar algumas roupas, não bastava. 
“É necessário também dar um jeito nos cabelos e na barba, também para prevenir doenças. É um outro serviço que dificilmente um sem-teto poderia encontrar em uma ‘barbearia normal’, pois poderia levantar o temor aos clientes de propagar alguma doença, como por exemplo, a sarna”, disse o arcebispo.
O espaço da barbearia está sendo preparado junto à área das duchas. Muitos voluntários se disponibilizaram a oferecer os instrumentos necessários para montar a barbearia, como tesouras, escovas, barbeadores, espelho e cadeiras. Muitos barbeiros e cabeleireiros também já se ofereceram como voluntários. O corte de cabelo e barba será feito às segundas-feiras, dia em que as barbearias de Roma estão fechadas.

Fonte: Rádio Vaticana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s